domingo, 28 de março de 2010

Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950” no Palácio das Artes de Praia Grande.


A Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950”, encerrou temporada em Santos e segue seu circuito nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza a exposição irá para o Palácio das Artes de Praia Grande, um amplo complexo cultural que abrigará, no andar superior, os figurinos que foram reproduzidos por meio de estudos de época e retratam os principais estilistas e personalidades que contribuíram para a história de dois séculos de moda francesa.

A exposição poderá ser apreciada pelo público no Palácio das Artes (Av. Costa e Silva, 1600, Boqueirão, Praia Grande/SP, telefone: 13- 4062-0027), no período de 09 de março à 11 de abril. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada de terça a domingo, das 14h às 18h.


Os modelos de vestidos, em tamanho natural, são reproduções de estilistas como Christian Dior; Coco Chanel; Madeleine Vionet; Alix Grès e Jacques Doucet e se assemelham aos originais em todos os detalhes, com aplicações de rendas, bordados e pérolas, peças em veludo e seda pura e as curiosas crinolinas, as armações usadas sob os vestidos e saias para dar volume. Há réplicas de vestidos de mulheres que destacaram-se em diversos segmentos da sociedade, em épocas e locais distintos, como a rainha Maria Antonieta; Camille Monet, esposa do famoso pintor; Louise Weber a precursora do can-can e a Princesa de Joinville. Além dos vestidos a exposição conta com rico acervo de adornos, acessórios e uma coleção de 30 bonecas customizadas em trajes de época por Carlos Henrique Pires de Souza, e mais 20 exemplares da coleção Damas de Época da Editora Planeta De Agostini.

Nos painéis temáticos há informações sobre o contexto em que cada mudança da moda estava inserida, tanto nas artes e nos hábitos sociais. As histórias dos estilistas que marcaram esta época, também estão nos painéis e entre eles Dior e Chanel, que se destacaram por vestirem atrizes famosas, mostrarem seus trabalhos no cinema mundial e influenciarem a alta-costura até hoje.

A empresa desenvolveu pesquisas históricas para a produção da exposição que integrou as comemorações do ano da França no Brasil, em 2009 e esteve presente no Praiamar Shopping Center (Santos/SP), Litoral Plaza Shopping (Praia Grande/SP), Aliança Francesa de Santos e na Oficina Cultural Regional Pagu. O evento é uma realização da empresa Arabesco Design, com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura e da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande. A Coleção Pontes, de leques e pentes, originais dos séc XVIII e XIX, pertencentes ao historiador Raoni Pontes, que também contribuiu na pesquisa histórica e produção de figurinos, integra o acervo exposto.

O evento fez parte do Calendário do Ano Comemorativo da França no Brasil em 2009 e recebeu as chancelas da Embaixada Francesa, França. BR 2009, TV5 Monde (França), apoio cultural do Antiquário Castelinho, Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Editora Planeta De Agostini, Associação dos Artistas do Litoral, Chococenter, Associação Amigos da Cultura, Coleção Pontes, Visarq, Associação Vicentina de Letras Artes e Ofícios Frei Gaspar de Madre de Deus, além dos apoios institucionais do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Prefeitura de Praia Grande, Palácio das Artes de Praia Grande, Aliança Francesa de Santos, Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais.

ARABESCO DESIGN
Assessoria de Comunicação
Cyra Fernandes

domingo, 14 de março de 2010

Exposição "200 ANOS DE MODA FRANCESA - 1750 A 1950"

A Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950”, encerrou temporada em Santos e segue seu circuito nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, da Arabesco Design, a exposição irá para o Palácio das Artes de Praia Grande, um amplo complexo cultural que abrigará, na Galeria Nilton Zanotti, no andar superior, os figurinos que foram reproduzidos por meio de estudos de época e retratam os principais estilistas e personalidades que contribuíram para a história de dois séculos de moda francesa.
A exposição poderá ser apreciada pelo público no Palácio das Artes (Av. Costa e Silva, 1600, Boqueirão, Praia Grande/SP, telefone: 13- 4062-0027), no período de 10 de março a 11 de abril. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada de terça a sábado, das 14h às 18h.

domingo, 7 de março de 2010

Exposição 200 Moda Francesa na Oficina Regional Pagu - Santos



A Exposição 200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950, também foi destaque na Oficina Regional Pagu, em Santos.































O espaço fundado em 1839, a Cadeia Velha de Santos - também conhecida como Casa de Câmara e Cadeia - em 1869 serviu de quartel para as tropas brasileiras que partiram para a guerra de Paraguai, também abrigou o Fórum, o Tribunal, do Júri e as três varas existentes (civil, criminal e comercial), além do Conselho Municipal de Recursos


















































A exposição, que esteve em parte no espaço, foi prestigiada dentre os dias 19/11 a 07/12/09. 
Powered By Blogger