terça-feira, 24 de novembro de 2009

OFICINA CULTURAL REGIONAL PAGU - "200 ANOS DE MODA FRANCESA - 1750 a 1950"



O público poderá conferir figurinos que representam as principais vestimentas, adornos e acessórios, utilizados na França e que influenciaram a moda mundial visitando a Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950”, até o dia 07 de dezembro, na Oficina Cultural Regional Pagu – Cadeia Velha (Praça dos Andradas, s/n, Centro, Santos/SP - telefone: 13 - 3219-2036). O evento é uma realização da empresa Arabesco Design, com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura e das Secretarias de Turismo e Cultura de Santos.

A empresa Arabesco Design desenvolveu pesquisas históricas para a produção da exposição que integra as comemorações do ano da França no Brasil. A exposição esteve presente recentemente no Praiamar Shopping Center (Santos/SP), Litoral Plaza Shopping (Praia Grande/SP) e na Aliança Francesa de Santos.

Os figurinos presentes na Oficina Cultural Regional Pagu são réplicas de vestidos da rainha Maria Antonieta; da esposa do pintor Monet, Camille Monet; e da Princesa de Joinville. Há modelos dos estilistas: Christian Dior; Coco Chanel; Madeleine Vionet; Alix Grès e Jacques Doucet. Foram reproduzidos através de um estudo de época e retratam os principais estilistas e personalidades que cooperaram para essa significativa contribuição francesa para o universo da moda. O acervo conta ainda com 25 bonecas em trajes de época, customizadas por Carlos Henrique Pires de Souza, e mais 20 exemplares da coleção Damas de Época da Editora Planeta De Agostini.


Nos painéis temáticos há informações sobre a influência francesa na moda, nas artes e nos hábitos sociais. Há painéis com a história de estilistas que marcaram esta época, entre eles Dior e Chanel, que se destacaram por vestirem atrizes famosas, mostrarem seus trabalhos no cinema mundial e influenciarem a alta-costura até hoje.

O evento integra o Calendário do Ano Comemorativo da França no Brasil e recebeu as chancelas da Embaixada Francesa, França. BR 2009, TV5 Monde (França), apoio cultural do Antiquário Castelinho, Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Editora Planeta De Agostini além dos apoios institucionais do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, SECULT – Secretarias de Turismo e de Cultura de Santos, Aliança Francesa de Santos, Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais.

Jornalista Cyra Fernandes
Assessoria de Comunicação
ARABESCO DESIGN
cyra-arabescodesign@hotmail.com
arabescodesign@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger