quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Teatro Guarany recebe Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950”.




Aplicações de rendas, bordados e pérolas, peças em tecidos nobres como veludo e seda pura e as curiosas crinolinas, as armações usadas sob os vestidos e saias para dar volume, são alguns dos detalhes que poderão ser apreciados pelo público no Teatro Guarany, (Praça dos Andradas, s/n, Centro Histórico, Santos/SP, telefone: 3226-8000), no período de 20 de janeiro a 04 de fevereiro, na Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950” que apresentará um rico acervo com figurinos, adornos, acessórios e uma coleção de bonecas customizadas que retrata as tendências e a história de dois séculos de moda francesa.

A empresa desenvolveu pesquisas históricas para a produção da exposição que integrou as comemorações do ano da França no Brasil, em 2009 e esteve presente no Praiamar Shopping Center (Santos/SP), Litoral Plaza Shopping (Praia Grande/SP), Aliança Francesa de Santos e na Oficina Cultural Regional Pagu. O evento é uma realização da empresa Arabesco Design, com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura e das Secretarias de Turismo e Cultura de Santos.

O acervo conta ainda com 30 bonecas em trajes de época, customizadas por Carlos Henrique Pires de Souza, e mais 20 exemplares da coleção Damas de Época da Editora Planeta De Agostini. Há modelos de vestidos, em tamanho natural, dos estilistas: Christian Dior; Coco Chanel; Madeleine Vionet; Alix Grès e Jacques Doucet que se assemelham aos originais em todos os detalhes. Foram reproduzidos por meio de um estudo de época e retratam os principais estilistas e personalidades que cooperaram para essa significativa contribuição francesa para o universo da moda. Há réplicas de vestidos de mulheres que se destacaram em diversos segmentos da sociedade, em épocas e locais distintos, como a rainha Maria Antonieta; Camille Monet, esposa do famoso pintor; Louise Weber a precursora do can-can e a Princesa de Joinville.




Nos painéis temáticos há informações sobre o contexto em que cada mudança da moda estava inserida, tanto nas artes e nos hábitos sociais. As histórias dos estilistas que marcaram esta época, também estão nos painéis e entre eles Dior e Chanel, que se destacaram por vestirem atrizes famosas, mostrarem seus trabalhos no cinema mundial e influenciarem a alta-costura até hoje.


O evento fez parte do Calendário do Ano Comemorativo da França no Brasil em 2009 e recebeu as chancelas da Embaixada Francesa, França. BR 2009, TV5 Monde (França), apoio cultural do Antiquário Castelinho, Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Editora Planeta De Agostini além dos apoios institucionais do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, SECULT – Secretarias de Turismo e de Cultura de Santos, Aliança Francesa de Santos, Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais.












Jornalista Cyra Fernandes

Assessoria de Comunicação

ARABESCO DESIGN

Tel:(13) 9749-9007

cyra-arabescodesign@hotmail.com

arabescodesign@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger