quinta-feira, 14 de julho de 2011

Exposição A Evolução do Biquini - Lounge Praiamar Shopping Santos/SP




De 12 a 24 de julho o Praiamar Shopping Center em Santos, abre as portas do Lounge no 2º piso, para a Exposição “A Evolução do Biquini”. A exposição conta a sedutora trajetória da história dos trajes de banho que encantaram as mulheres e enlouqueceram os homens.








O projeto é da Prefeitura Municipal de Santos pela Secretaria de Defesa da Cidadania com organização da Coordenadoria de Políticas para Mulher e realização da Cooperativa “Costurando o Amanhã” da Vila Gilda, na Zona Noroeste em Santos. A exposição contempla 12 peças em tamanho real de produção própria, sob a orientação da Produtora de Moda Júlia Simões do Antiquário Castelinho – Magazine Retrô, que também expõem 03 peças originais de época.

A exposição conta com 08 painéis informativos que narram a história do traje de banho desde 1900 até os dias atuais, passando por diversos modelos que marcaram época, como o “Asa Delta”, “Cortininha”, “Engana Mamãe”, entre outros. Com arte e produção gráfica elaborada pela designer gráfico Marcos Megina, a curadoria e pesquisa foi feita pelo arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza da Arabesco Design, além da confecção dos vestuários das 20 bonecas de seu acervo em exposição.








A proposta desta realização é de desmistificar e entreter, através de todos os aparatos envolvidos na exposição, sobre toda a cultura, simplicidade e beleza que envolve a saga dos trajes de banho que, ao longo dos anos, conheceram a inocência, a rebeldia, a liberdade feminina, entre outras façanhas.







O objetivo tem como desafio repercutir com um trabalho que reflete conhecimento e pesquisa que foi aceito e realizado pelas costureiras da cooperativa “Costurando o Amanhã” ao iniciarem uma fase de busca de informações sobre os biquínis, seus modelos, tecidos, entre outras ações. “Entendo que as mulheres desta Cooperativa precisam ser valorizadas, porque elas têm potencial para desenvolver trabalhos maravilhosos. O que precisa é darmos oportunidade, porque ações como esta de produzir uma Exposição, certamente, melhora a auto-estima. Com a Cooperativa a todo vapor elas têm possibilidade de trabalho e geração de renda”, avalia Fernanda Vannucci, Coordenadora de Políticas para Mulher.





 O evento conta com o apoio cultural do Antiquário Castelinho Magazine Retro, Fulgore, ESAMC Santos e Praiamar Shopping Center.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger